Familia

O que é uma holding familiar?

O que é uma holding familiar - Inventário

Ninguém tem dúvidas de que o inventário judicial é um procedimento extremamente moroso e custoso.

A possibilidade de promover a abertura do inventário na esfera extrajudicial facilitou e agilizou muito a partilha dos bens e a finalização dos procedimentos necessários diante do óbito de alguém, mesmo exigindo a maioridade e capacidade dos herdeiros e cônjuge/companheiro, além da concordância de todos os envolvidos nos valores atribuídos aos bens e a divisão do patrimônio por quinhões entre herdeiros e cônjuge/companheiro, quando é o caso.

Entretanto, ainda nem tanto divulgada e menos ainda praticada, a holding familiar dispardamente, se revela como a forma mais adequada e objetiva de transmissão de bens que, ademais, tem a seu favor, vantagem tributária incomparável, tudo, óbvio, dentro da mais absoluta legalidade.

A holding familiar é a construção de um sistema de base societária que tem como objetivo o planejamento sucessório patrimonial de uma família, especialmente, daquela que desenvolve atividade econômica, imprimindo maior proteção ao patrimônio pessoal.

Portanto, a holding familiar, além de resolver o problema do enfrentamento do inventário, ela organiza o patrimônio familiar de modo que as próprias relações familiares existentes em vida, se este for o desejo, permanecerão íntegras, sem a geração de problemas ou desgastes entre herdeiros.

A atuação de um advogado especialista em holding familiar é indispensável para garantir uma estrutura segura e dentro dos exatos limites legais, evitando ao máximo questionamento judicial que alcance ou prejudique o direito dos herdeiros.

Para ler mais artigos de Daniella Augusto Montagnolli Thomaz, clique aqui.

Você Também Pode Gostar